14. Moisés

 


“Eu sozinho não posso levar todo este povo, pois me é pesado demais. Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu te peço, se tenho achado favor aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria.”

‭‭Números‬ ‭11:14-15‬ ‭ARA‬‬


 Estas são as palavras de Moisés quando o povo protestou que não tinha os alimentos comumente usados ​​no Egito: carne, peixe, pepino, melão, alho-poró, cebola e alho (versículo 4,5).  Estes eram itens impossíveis de obter no deserto.  É por isso, que Deus miraculosamente enviou maná do céu.  No entanto, muitos israelitas procuraram seu líder para exigir que ele mudasse sua dieta.  Pediam o impossível, tanto pelo tipo de comida, quanto pela quantidade de pessoas.  


Embora não nos seja dito o número exato de pessoas, podemos fazer uma estimativa.  O censo de homens israelitas com mais de vinte anos de idade, feito logo após a partida do Egito, mostra o número de seiscentas e três mil quinhentas e cinquenta pessoas (Êxodo 38:26; Nm 1:46).  Se cada homem adulto representasse uma família de quatro ou cinco membros, daria um total de dois e meio a três milhões de bocas para alimentar.  Naturalmente, a situação causa em Moisés bastante desânimo e desespero, a ponto de pedir a Deus: "mata-me de uma vez".

 

Pensamentos, desejos e tentativas de morte são um dos sintomas mais sérios da depressão, e Moisés deve ter sentido uma grande dor na alma para fazer tal pedido.

 

Mas o Senhor não deixou Moisés naquele beco sem saída.  Apesar de sua manifesta falta de fé (ver versículos 21 e 22), Deus apresentou uma solução.  Foi um caminho muito doloroso para os mais rebeldes, pois encontraram a morte como resultado de sua rebelião.  Não é fácil entender a consequência fatal, mas só Deus conhece as razões últimas.  

O que está claro é que Deus tirou o fardo do desespero de Moisés e ofereceu-lhe uma saída para sua situação conturbada.

 

Talvez você esteja enfrentando problemas de grande magnitude, algo tão difícil, quanto servir comida à la carte para dois ou três milhões de pessoas no deserto.  Lembre-se que para Deus nada é impossível e que suas promessas são seguras.  Nem sempre vai resolver a situação da maneira que você espera, mas promete que vai aliviar seu fardo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.”

‭‭Mateus‬ ‭11:28-29‬ ‭ARA‬‬


Adaptado de: Melgosa, Julián. Buena medicina es el corazón alegre


https://youtu.be/paV3GNfV0rk


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTATO

DICAS PARA O DIA AMIGOS DE ESPERANÇA Nº 5