21. Jeremías

 



“Maldito seja o dia em que eu nasci! Nunca se diga que o dia em que minha mãe me deu à luz foi um dia abençoado.”

‭‭Jeremias‬ ‭20:14‬ ‭NBV-P‬‬


O profeta Jeremias nasceu numa família levita e foi treinado desde criança para tarefas sacerdotais.  O Senhor o escolheu para ser um profeta antes de seu nascimento e o chamou para esse ministério (Jer. 1: 5).  

Jeremias protestou;  Ele alegou não ser eloqüente e ainda um menino (versículo 6), mas Deus o encorajou a aceitar e cumprir sua missão por quarenta anos em tempos de grande turbulência para Israel.  Jeremias testemunhou a morte do reformista Rei Josias, abrindo uma era de desobediência e idolatria.  Apesar das sérias advertências divinas, Jerusalém foi atacada e destruída.  O templo foi arrasado e o povo levado cativo para a Babilônia.

 

Jeremías teve uma vida de altos e baixos emocionais, momentos de tristeza e alegria.  Eles o insultaram, jogaram-no num poço de lama ... até seu próprio companheiro, o chefe do templo e sacerdote Pasur, mandou açoitá-lo, colocá-lo num tronco e prendê-lo na prisão por ter dado uma mensagem divina.  O versículo de hoje, foi extraído precisamente desse episódio.  Não é de admirar que Jeremias tenha se sentido desencorajado por tamanha injustiça.  

Diz uma estória que, Satanás colocou à venda várias ferramentas de eficácia comprovada em suas tentações.  Mentira, jactância, inveja, ganância, ódio ... tudo marcado com seu preço podia ser visto, na loja.  Mas, num lugar de grande destaque estava um, com o preços mais alto.  O diabo explicou: “Esta é a ferramenta mais útil: o desânimo;  quando eu aplico, as outras ferramentas funcionam muito melhor ”.

 

A julgar por seus escritos, o profeta Jeremias foi repetidamente testado com desânimo e o desalento.  Mas a presença de Deus na vida dele, foi uma ferramenta infinitamente superior aos estratagemas do inimigo.  Os escritos de Jeremias estão repletos de promessas seguras e mensagens de esperança.  Memorize-as ou escreva-as em cartões para levar no bolso e leia nos momentos difíceis: 


“as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração.”

‭‭Jeremias‬ ‭15:16‬ ‭ARA‬‬;  

“O homem que confia no Senhor (...) é como a árvore plantada junto às águas” (17: 7,8);  

“Cura-me, Senhor , e serei curado” (17:14); 

 “Mas o Senhor está comigo como um poderoso guerreiro” (20:11);  

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”

‭‭Jeremias‬ ‭29:11‬ ‭ARA‬‬;  “Transformarei o seu pranto em júbilo” (31:13);  

“porque não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens.”

‭‭Lamentações‬ ‭3:33‬ ‭ARA‬‬;  

“Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.”

‭‭Jeremias‬ ‭31:3‬ ‭ARA‬‬


Adaptado de: Melgosa, Julián. Buena medicina es el corazón alegre



https://youtu.be/nWUKi3bGiqI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTATO

DICAS PARA O DIA AMIGOS DE ESPERANÇA Nº 5