20. Elias



“Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.”

‭‭1Reis‬ ‭19:4‬ ‭ARA‬‬


Os capítulos 17 e 18 do primeiro livro dos Reis contêm um abundante registro de milagres maravilhosos nos quais Elias é o protagonista, vejamos: 

a) ele vai por direção divina ao riacho de Querite, onde há água suficiente e comida que corvos milagrosamente lhe fornecem;  

b) constata, junto com a viúva de Sarepta e seu filho, como cada porção de azeite e farinha se torna milagrosamente inesgotável;  

c) implora a Deus pela ressurreição do filho da viúva e Deus traz de volta à vida o menino;  

d) ele ora a Deus e, fogo ardente desce do céu para queimar o boi do sacrifício, demonstrando assim o poder de Deus diante de Baal;  

e) ora pelo fim da seca de três anos e meio e então começa a chover copiosamente.


 Apesar de experimentar todos estes milagres sobrenaturais , o profeta desmaia ao ouvir que a malvada Jezabel quer matá-lo. Elias se desespera, corre aterrorizado até Berseba, dali caminha um dia pelo deserto e exclama: “Jeová, tira a minha vida”.  Pensamentos de morte são comuns na pessoa deprimida e o suicídio às vezes é consumado.  A experiência de Elías mostra aquela situação desesperadora em que muitos vivem;  a depressão às vezes é tão dolorosa psiquicamente que alguns preferem a morte, do que o sofrimento extremo.

 

Mais uma vez, vemos o toque caloroso do amoroso Senhor em Elias.  Após seu pedido de morte, Deus conduz o profeta à cura total por meio de seu anjo, que fornece alimento, descanso, exercícios e mensagens divinas.  O clímax está no encontro direto com Deus, que aparece diante de Elias na simplicidade de um "cicio tranquilo e suave" (v. 12). É de se esperar que qualquer medo, ansiedade, dúvida, tristeza ou desespero que o profeta pudesse abrigar, desapareceria com a presença do Criador.  O Senhor não respondeu à oração de Elias "tira minha vida".  Pelo contrário, foi preservado e ainda foi concedido o privilégio de passar para a glória sem nunca conhecer a morte (2 Reis 2:11).

 

Se você está passando por desânimo e desespero, pense em Elias.  Sim, ele teve que sofrer estresse emocional, mas Deus o tirou daquele poço e levou-o para o céu.  Deus ama você tanto quanto Elias e também te oferece uma solução para teus problemas e o dom da salvação eterna, tão só, se você estiver disposto a aceitá-Lo como teu Senhor e Salvador.


Adaptado de: Melgosa, Julián. Buena medicina es el corazón alegre


https://youtu.be/llJ1hEFc12g

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTATO

DICAS PARA O DIA AMIGOS DE ESPERANÇA Nº 5