26. Confie em Deus



“Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor.”

‭‭Jeremias‬ ‭17:7‬ ‭ARA‬‬


 conta uma história de três irmãs que, na infância, dormiam juntas na mesma cama.  Todas as noites elas mudavam de lugar para que nenhuma delas ocupasse sempre a borda ou o centro da cama.  

uma noite A mãe observou que o mais novo foi para a cama sem fazer a oração.

 "Você não tem medo de ir para a cama sem orar?"  Sua mãe perguntou.  Ao que a menina respondeu:

 "Hoje não, porque vou dormir no meio."

 

Sentindo-se protegida pelas suas irmãs, ela estava livre do medo.  O sentimento desta menina pode ajudar-nos a entender o que implica a confiança em Deus: proteção completa e solução para o medo, a inquietação, a incerteza, a dúvida e o desespero.

 

Pessoas com tendência à depressão tendem a usar um estilo de pensamento negativo, exagerando os riscos e imaginando-se no meio das piores situações.  É o caso da mulher que liga no telefone para o marido e, se ele não atender, pensamentos catastróficos a invadem, presagiando um infarto ou um fatal acidente automobilístico.  Ou do homem que fica sabendo da delicada situação econômica em que se encontra a empresa em que trabalha e conclui que eles vão reduzir o quadro de funcionários e ele, será o primeiro a perder o emprego.  

A Bíblia é prolífica em mensagens clamando à confiança no Senhor, talvez por ser uma das grandes necessidades do ser humano.

 

Uma das muitas mensagens que as escrituras nos dão, é: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.”

‭‭Provérbios‬ ‭3:5‬ ‭ARA‬‬

A palavra hebraica “binó”, é traduzida como "entendimento" mas, também significa "sabedoria", "compreensão", "conhecimento", "sentido", implicando que a análise humana pode ser lógica, evidente e sensata, porém, insuficiente.  A dor, o sofrimento e as tolices deste mundo exigem total confiança em Deus.


Confiar no Pai Celestial é o caminho verdadeiro de prevenir e escapar da depressão.  As circunstâncias podem agravar terrivelmente a situação pessoal de alguém que já está sujeito à depressão: uma doença grave, própria ou de um ente querido, a perca do emprego, o fim do vínculo familiar, a rejeição, o fracasso profissional ou escolar.

 

Se vc está sendo assediado por muitas pressões e preocupações, afirme com fé: 

“Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei.”

‭‭Salmos‬ ‭56:3-4‬ ‭ARA‬‬


Adaptado de: Melgosa, Julián. Buena medicina es el corazón alegre


https://youtu.be/D8zr5UJp_Mo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTATO

DICAS PARA O DIA AMIGOS DE ESPERANÇA Nº 5