25. Perdão divino



“Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.”

‭‭Isaías‬ ‭55:7‬ ‭ARA‬‬


 TO verdadeiro perdão não é de natureza humana.  Esse perdão só pode ocorrer por meio da influência do Espírito Santo.  Só ele pode abrandar o coração para que o ser humano imperfeito conceda o perdão autêntico.

 O versículo de hoje fala do perdão divino.  nos faz um apelo pessoal.  Somos convidados a recorrer ao Senhor sabendo que ele terá misericórdia e será generoso em perdoar.  

A palavra hebraica traduzida como “rico” é rabáh, que expressa algo numeroso, enorme, e, que também está em constante crescimento.  É o melhor termo que o profeta poderia encontrar para expressar a ideia inspirada de se reunir com o Deus magnânimo que não vê o tamanho da transgressão, mas a sinceridade do coração humano.

 O tema do perdão de Deus aparece repetidamente nas Escrituras e usa várias alegorias e parábolas.  A história do filho pródigo (Lucas 15) é um dos relatos mais bonitos e significativos que descrevem o caráter perdoador de Deus.  A Bíblia usa figuras de linguagem como neve e lã (Is 1:18), excelentes imagens de brancura, que exemplificam o perdão.  Também nos é dito sobre o Deus que perdoa o mal e se esquece de todos os nossos pecados que vão parar nas profundezas do mar (Mq 7: 18,19).  No entanto, essas figuras de linguagem são incompletas, pois o perdão que Deus oferece é imenso e infinito.

 

Uma das causas da depressão é a culpa, muitas vezes infundada, como quando alguém se sente culpado por ter sobrevivido a um acidente, quando outras pessoas perderam a vida ou, quando um filho se sente culpado pela separação ou divórcio dos pais.  pais.  Porém, tem outras vezes, onde a culpa é merecida: o forte remorso pelo comportamento pecaminoso.  Nesse caso, a solução é o perdão divino.  


Cristiano, o protagonista de El Progreso del Peregrino, de John Bunyan, sofreu muito com o peso da culpa que carregava nos ombros.  Ao ver a cruz de Cristo, você percebe que a carga começa escorregando e rolando colina abaixo, e desaparecendo completamente.

 Se você sofre de sintomas depressivos por causa de suas transgressões, fixe os olhos na cruz de Cristo em atitude de arrependimento e faça sua a promessa: “Por causa do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniquidade, que é grande.”

‭‭Salmos‬ ‭25:11‬ ‭ARA‬‬

 Você notará imediatamente que sua carga pecaminosa rola morro abaixo e desaparece para sempre.


Adaptado de: Melgosa, Julián. Buena medicina es el corazón alegre


https://youtu.be/BaUw2VcwJr8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTATO

DICAS PARA O DIA AMIGOS DE ESPERANÇA Nº 5