7. Sono de paz


“Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.”

‭‭Salmos‬ ‭4:8‬ ‭ARA‬‬


O quarto sintoma da depressão é a insônia, embora nalguns casos, ela se manifeste por meio de sono excessivo.  

Os Salmos descrevem em vários lugares a dor psíquica que se acentua à noite com tristeza e a falta de sono, como ocorre nas pessoas que sofrem de depressão.  


O salmista nos diz: “Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários.”

‭‭Salmos‬ ‭6:6-7‬ ‭ARA‬‬


Embora seja verdade que ter insônia não significa sofrer de depressão, os distúrbios do sono estão sempre presentes no quadro depressivo.  Não ser capaz de adormecer, ou acordar sem poder voltar a dormir é desesperador, com a perspectiva da indisposição para o dia seguinte.  

Alias, este problema está em ascensão devido ao aumento do estresse em virtude do desemprego, problemas familiares, insegurança, complicações de saúde, entre outras causas.


Existem insónias de origem orgânica, contudo,u a maioria tem a ver com preocupações, medos ou culpas.  Quando a consciência está completamente calma e quando há confiança em Deus, geralmente temos um sono profundo e reparador.  


Diz-se que em uma de suas viagens pastorais à China, o bispo Bashford, da Igreja Episcopal, não pôde ficar na única pousada do lugar, porque estava lotada.  Como não havia alternativa melhor, ele se preparou para passar a noite sob algumas árvores.  Já acomodado no chão e prestes a adormecer, lembrou-se de repente das palavras de um hóspede de hotel dizendo que havia ladroes na área.  Essa ideia o impediu de dormir.  

Apos, mais de uma hora acordado, ele começou a meditar no versículo de hoje. Ele repetiu várias vezes e orou: "Senhor, não faz sentido para mim e para você ficarmos acordados a noite toda."  E em alguns minutos, o pastor estava dormindo.


O exemplo do sono de Jesus é o mais impressionante.  Sua paz de espírito, associada ao cansaço físico, permitia que dormisse em um barco no meio de uma tempestade;  seu sono foi profundo o suficiente, como para que seus discípulos o acordassem (Mt 8:24, 25).  


Significa, um forte exercício de fé deixar nossas preocupações, medos e ansiedades nas mãos de Jesus.  Mas se dermos a ele todos esses fardos, podemos receber sua promessa: "Eu vos aliviarei" (Mateus 11:28).


Adaptado de: Melgosa, Julián. Buena medicina es el corazón alegre


https://youtu.be/FYx5yjVQc-k


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTATO

DICAS PARA O DIA AMIGOS DE ESPERANÇA Nº 5