22. Jonas



Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.”

‭‭Jonas‬ ‭4:3‬ ‭ARA‬‬


Jonas é outro personagem bíblico relevante cujo estado emocional o leva ao desejo de morrer.  O livro de Jonas é muito curto;  pode ser lido em poucos minutos.  No entanto, o breve relato nos diz muito sobre a natureza humana e também sobre o caráter bondoso de Deus.  

O primeiro capítulo descreve a fuga de Jonas na direção oposta à indicada por Deus para evitar o anúncio da destruição de Nínive.  

O segundo contém a oração que Jonas falou das entranhas do grande peixe.  

No terceiro, Jonas obedece e anuncia a destruição, à qual o povo ninivita responde com arrependimento.  

E o quarto e último capítulo descreve a reação de Jonas à misericórdia de Deus para com o povo inimigo.

 

O versículo de hoje pertence a este último capítulo;  um texto que mostra Jonas chateado e zangado;  ele se resiste em aceitar que os inimigos assírios se arrependessem e atendam ao convite de Deus.  A consequência disso é um estado de espírito muito triste: ele abertamente pede a Deus que tire sua vida (versículo 3), afirma que a morte é melhor do que a vida (versículo 8) e diz que está com raiva até a morte (versículo 9)   Em seguida, ele procura uma sombra na periferia da metrópole para ver o que acontece com a cidade.  Deus fornece uma planta para protegê-lo do calor, mas Jonas fica com raiva novamente quando a planta seca.

 

Diante de tantas reclamações, o Senhor responde com amor e paciência.  

Ele conversa com o rebelde Jonas: “é razoável essa tua ira?” E o convida a mudar de atitude com um argumento poderoso: “Você tem pena de uma planta e Eu não terei pena de mais de 120.000 pessoas?”

 

Outro possível obstáculo para Jonas aceitar a vontade de Deus talvez fosse que a palavra dele como profeta estava em questão.  Jonas era um profeta respeitável.  Em pelo menos uma ocasião, ele previu com precisão a restauração das fronteiras de Israel no tempo de Jeroboão (2 Reis 14:25).  

Uma das maiores barreiras para o ser humano é “o que eles vão dizer!” A jornalista americana Ann Landers tira peso dessa crença: “Aos vinte anos estamos preocupados com o que os outros pensam de nós. Aos quarenta, não nos importamos  o que pensam de nós. E, aos sessenta, descobrimos que não pensavam em nós. "

 

Nunca devemos direcionar nossa conduta pelo que os outros pensam, especialmente quando se trata de fazer o que Deus nos pede.


Adaptado de: Melgosa, Julián. Buena medicina es el corazón alegre


https://youtu.be/J39bN4cTuNg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTATO

DICAS PARA O DIA AMIGOS DE ESPERANÇA Nº 5