8. Tremor, estremecimento e ansiedade


 


“Filho do homem, o teu pão comerás com tremor e a tua água beberás com estremecimento e ansiedade;”

‭‭Ezequiel‬ ‭12:18‬ ‭ARA‬‬


 O quinto sintoma da depressão é a agitação psicomotora, movimentos repetitivos e nervosos sem propósito aparente.  Em alguns casos, são observados movimentos lentos, assim como nós pensamentos nas palavras.  


Ezequiel, assim, como muitos profetas, teve que enfrentar a desagradável tarefa de transmitir mensagens de punição ao povo.  Os israelitas chegaram a fazer alianças com os povos vizinhos a ponto de perder sua própria identidade.  E Deus os advertiu de que as consequências não seriam agradáveis.  

Eles teriam que comer com tremor e beber com estremecimento e ansiedade;  Ou seja, viver agitado mesmo em meio a atividades que proporcionam alegria e satisfação como comer e beber.  


Por que tremer, estremecer e ficar ansioso quando a comida comunica alegria?  Porque o povo agora sabia que “As cidades cairão em ruínas, e a terra se tornará em desolação;” (versículo 20).  Saber do desastre que está por vir é razão suficiente para azedar a alegria da comida e da bebida.


Inquietação, agitação e ansiedade geralmente acompanham a depressão.  Freqüentemente, esses sintomas indicam medo ou nervosismo diante de maus presságios, muitas vezes infundados.  Outras vezes, vêm do peso da culpa, também infundada.  


O Salmo 32 revela duas estratégias espirituais para lidar com essas situações:

Primeiro, olhe para o futuro com esperança no Senhor: “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor, a misericórdia o assistirá (versículo 10).  

Não é possível manter o espírito sereno, a menos que se tenha aprendido a olhar para o futuro com esperança e, principalmente, a olhar para Deus como o apoio mais seguro.  

E, em segundo lugar, falar: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.”

(versículo 3).  

A maior parte da ação psicoterapêutica é baseada em falar, desabafar e expressar as emoções que pesam na alma.  Às vezes, isso é feito com um amigo, irmão ou outro ente querido que nos compreende e nos ouve.  E acima do ser humano está Deus, que nos entende melhor.  Davi falou com Deus por causa do peso de sua culpa e o Senhor o perdoou (versículo 5).

 

Se você está passando por alguma experiência dolorosa, pode ser devido às consequências de sua própria transgressão, mas talvez porque você vive em um mundo injusto no qual todos nós sofremos com o mal generalizado.  Em qualquer caso, vá ao Senhor, porque este mesmo Salmo 32 promete alegria, exultação e regozijo (versículo 11). 


Adaptado de: Melgosa, Julián. Buena medicina es el corazón alegre


https://youtu.be/H3u3vZ8Zp9w

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTATO

DICAS PARA O DIA AMIGOS DE ESPERANÇA Nº 5