28. A esperança soma



“Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.”

‭‭Isaías‬ ‭35:10‬ ‭ARA‬‬


Uma antiga lenda rabínica conta que quando José era governador do Egito durante os anos de vacas magras, apesar de ter celeiros cheios, era difícil para ele distribuir o trigo.  As pessoas muitas vezes se desesperavam por não terem acesso imediato aos alimentos e pensavam que morreriam por falta deles.  No entanto, diz a lenda que José teve uma ideia que ajudou muitos a manter viva a esperança e preservar a vida até que ele recebesse o trigo.  Periodicamente, o governador ordenava que grandes quantidades de palha fossem lançadas no rio Nilo. Durante sua longa jornada, o caudal del rio carregava esses pedaços de palha para todas as regiões, dando a entender que ainda havia muito trigo disponível e ninguém morreria.

Os exemplos diários do amor de Deus em nossas vidas, mesmo que sejam pequenos detalhes de como ele constantemente cuida de nós, são como aqueles pedaços de palha que encorajam em nós, a esperança de que em breve Jesus virá, e acabará com todas as dores e tristezas.  O versículo de hoje fala claramente duma alegria eterna para os remidos e do sumiço da tristeza e do gemido.  Embora a profecia, em parte se refira à alegria dos cativos quando retornarem a Jerusalém, também é direcionada a nós que vivemos na era cristã e pensemos na Nova Jerusalém, onde a alegria será eterna, graças à redenção obtida por meio de Jesus.

Alguns estudos sobre depressão afirmam que pessoas idosas (especialmente homens) correm maior risco de apresentar sintomas depressivos do que os de meia-idade.  A explicação está no declínio das capacidades físicas e na proximidade do fim da vida que pode desesperar a muitos.  No entanto, para o filho de Deus, este estágio do declínio físico pode ser muito diferente.  A reflexão sobre o tema da salvação pela graça de Cristo e a esperança na vida eterna, com a alegria, gozo e ausência de tristeza que a Bíblia promete, pode ser o maior agente para prevenir e remediar a depressão.

Em momentos de desânimo, o filho de Deus expressa junto com o salmista: “Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.”

‭‭Salmos‬ ‭32:7‬ ‭ARA‬‬

Então, Ele então passa a imaginar e refletir sobre a condição de alegria eterna que o versículo de hoje promete.  A promessa não é apenas para a eternidade, mas também para hoje.


Adaptado de: Melgosa, Julián. Buena medicina es el corazón alegre


https://youtu.be/ArdFFTCkO7w

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTATO

DICAS PARA O DIA AMIGOS DE ESPERANÇA Nº 5