4. JEOVÁ PENSA EM MIM



“Quanto a mim, pobre e aflito, que o Senhor me mantenha em seus pensamentos. Tu és meu auxílio e minha salvação; ó meu Deus, não te demores!” ‭‭Salmos‬ ‭40:17‬ ‭NVT‬‬‬‬ O primeiro e mais característico sintoma da depressão é o que tecnicamente é chamado de disforia ou humor deprimido. Isso resulta em tristeza, amargura, pesar e angústia. É a carga emocional que atingiu Silvia um mês depois de dar à luz sua filha. Ela sofria de problemas de sono, apetite, concentração e desmotivação, de tal forma que às vezes não tinha energia, nem para cuidar adequadamente da sua filha. O médico prescreveu remédios para lidar com os sintomas. Os remédios ajudaram um pouco, mas a solução definitiva veio porque Silvia decidiu não se deixar dominar pela depressão e foi ao Senhor em oração fervorosa. A Bíblia a ajudou muito; especialmente a leitura dos salmos. Sua experiência espiritual foi tão benéfica que, depois que a crise passou, Silvia não parava de falar aos outros sobre o que Deus havia feito por ela. O livro dos Salmos está repleto de mensagens em que há dor psíquica. Palavras como angústia e aflição aparecem dezenas de vezes, a maioria, mostrando o poder do Senhor para livrar Seus filhos da aflição. Aqui estão algumas das muitas frases que deram apoio a Silvia: “O peso que há no meu coração fica maior a cada dia; por favor, livre-me dele. Tire-me das situações difíceis em que me encontro. Olhe e veja as minhas dores e o meu sofrimento e perdoe todos os meus pecados!” ‭‭Salmos‬ ‭25:17-18‬ ‭NBV-P‬‬ “Viverei feliz porque senti o seu amor cuidadoso em minha vida. O Senhor viu a minha aflição e o meu coração apertado, Misericórdia, Senhor, porque estou em desespero. Já estou cansado de tanto chorar, já estou fraco de tanta tristeza.” ‭‭Salmos‬ ‭31:7, 9‬ ‭NBV-P‬‬ “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” ‭‭Salmos‬ ‭30:5‬ ‭NAA‬‬ “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” ‭‭Salmos‬ ‭23:4‬ ‭NAA‬‬ Se você está desanimado e aflito, o versículo de hoje garante que Deus está pensando em você. Da mesma forma que o amante sonha com sua amada, você pode ter certeza que Deus pensa em você. Você pode se perguntar, como o salmista: “Até quando as dúvidas tomarão conta da minha alma? Até quando o meu coração ficará cheio de tristeza? Até quando serei cercado pelo meu inimigo?” ‭‭Salmos‬ ‭13:2‬ ‭NBV-P‬‬ Esse mesmo salmo exorta você a confiar em Deus para que ele dê alegria ao seu coração: “Eu, porém, confio inteiramente no seu amor cuidadoso. Cantarei com grande alegria a sua salvação.” ‭‭Salmos‬ ‭13:5‬ ‭NBV-P‬‬ Adaptado de: Melgosa, Julián. Buena medicina es el corazón alegre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTATO

DICAS PARA O DIA AMIGOS DE ESPERANÇA Nº 5