24. Uma culpa sufocante



“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente,... Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;”

‭‭Colossenses‬ ‭3:13‬ ‭ARA‬‬


 Quando Jennifer Thomson viu Ronald Cotton numa entrevista na televisão, em liberdade, ela disse:

 "Quando o vi na televisão, pareceu-me: desamparado, ferido e perplexo."  A culpa me sufocava.

 

Doze anos antes, enquanto dormia em sua residência universitária, Jennifer havia sido estuprada por um estranho.  A polícia pediu que ele identificasse o agressor por meio de um espelho unidirecional.  Do outro lado havia sete homens numerados.  Jennifer escolheu o número cinco.

 -Você tem certeza?  Os agentes perguntaram.

 "Totalmente", ela respondeu.

 

Ronald Cotton era o quinto.  Embora ele tenha declarado inocência, ele recebeu a sentença de prisão perpétua e foi preso.  Onze anos depois, o caso foi reaberto.  O teste de DNA foi conclusivo em exonerá-lo de toda a culpa e identificar o verdadeiro agressor.  Sendo inocente, Ronald passou os melhores anos de sua vida na prisão.

 

Jennifer cometeu um grande erro.  Seu erro não foi intencional, mas sua palavra sentenciou Ronald.  Agora, o peso da culpa a sufocava, e, o suportou por dois anos.  Finalmente, ele pediu para falar com Ronald e os dois se encontraram cara a cara pela primeira vez.  Com lágrimas, Jennifer disse: "Se eu passasse o resto da minha vida dizendo pra você o quanto lamento pelo que fiz, ainda estaria muito longe de expressar meus verdadeiros sentimentos."  Você poderá um dia me perdoar?

 

Ronald Cotton respondeu:

 -Te perdoo.  Não estou bravo com você e não quero que você passe o resto da vida temendo que eu queira me vingar ou machuque sua família.  O que eu quero é que todos tenham uma vida feliz de agora em diante.

O ódio e a culpa de Jennifer derreteram-se quando ela foi perdoada.  E o ódio que Ronald nutria por Jennifer por tê-lo mandado para a prisão também desapareceu quando ele estendeu seu perdão.  Hoje, eles viajam em equipe para várias partes do mundo falando sobre as bênçãos do perdão.

 

A culpa é freqüentemente a causa da depressão, e nenhuma psicoterapia pode ser aplicada com sucesso a menos que o perdão seja oferecido e recebido.  Mas o coração humano é enganoso e corrupto (Jer. 17: 9) e é incapaz de perdoar verdadeiramente.  Só Deus produz o querer e fazer do bem (Fp 2:13) e somente nos voltando para ele podemos conceder e receber o perdão autêntico que nós trará o bem-estar emocional.


Adaptado de: Melgosa, Julián. Buena medicina es el corazón alegre


https://youtu.be/NXnWXH4Ivfs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTATO

DICAS PARA O DIA AMIGOS DE ESPERANÇA Nº 5