15. Ana



“Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?”

‭‭1Samuel‬ ‭1:8‬ ‭ARA‬‬


 Ana oferece um exemplo claro de sintomas depressivos.  O versículo nos diz que essa mulher estava chorando, ela não queria comer e seu coração estava aflito.  Também lemos que ela sofria de amargura da alma e se descreve como uma mulher atribulada de espírito, com tristezas e aflição (versículo 15).  A causa de sua doença estava em sua esterilidade (versículo 5), algo detestável em qualquer mulher daquela cultura hebraica.  Para complicar as coisas, Penina, a segunda esposa do marido, a provocava, deixando-a com raiva e triste porque Deus não havia permitido que ela tivesse filhos (versículo 6).

 

A dor psicológica de Ana não era por causa de sua maldade.  A Bíblia a apresenta como uma mulher religiosa e próxima de Deus.  No livro, Patriarcas e Profetas, Ellen White explica que Ana, era mulher de piedade fervorosa. Meiga e humilde, distinguia-se o seu caráter por um grande ardor e fé elevada. (PP 418.1).  White também diz que foi Elcana quem, por falta de fé, decidiu tomar uma segunda esposa para perpetuar o seu nome.  A nova situação familiar causou graves problemas familiares.  Ana representa a mulher boa e temente a Deus que sofre de depressão sem culpa.  


Há quem pense que os distúrbios emocionais surgem porque a pessoa se distanciou de Deus e não tem fé, mas isso é falso na maioria das vezes, e Ana é um exemplo disso.  


Em vez de julgar antecipadamente e aumentar a culpa e o desespero dos aflitos, o Senhor nos chama a estender a mão, como Eli fez quando soube da dor de Ana.

 

Porém, mais importante é, que Ana foi a Deus e orou em meio à seu sofrimento, com amargura de alma e chorando inconsolavelmente (versículo 10).  O resultado foi o advento do menino Samuel que se tornaria um dos maiores profetas de Israel.  Claro, Ana ficou totalmente recuperada da doença, como fica evidente em sua oração de agradecimento, com expressões de júbilo, felicidade e alegria, dando glória e honra a Deus e reconhecendo seu poder através das famosas frases: “O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.”

‭‭1Samuel‬ ‭2:1‬ ‭ARA‬‬


Se você sofre de desânimo, tristeza, melancolia ou depressão, ore a Deus, mesmo com lágrimas e amargura como Ana fez, porque Deus te concederá resultados surpreendentes como a Ana.


Adaptado de: Melgosa, Julián. Buena medicina es el corazón alegre


https://youtu.be/p8tMEaXF42g

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTATO

DICAS PARA O DIA AMIGOS DE ESPERANÇA Nº 5