29. Do lamento à alegria



“Transformaste meu pranto em dança; tiraste minhas roupas de luto e me vestiste de alegria, para que eu cante louvores a ti e não me cale. SENHOR, meu Deus, te darei graças para sempre!”

‭‭Salmos‬ ‭30:11-12‬ ‭NVT‬‬


 A Sagrada Escritura menciona dança e bailado em várias ocasiões.  Às vezes, como uma atividade deplorável;  outros, como manifestação de alegria e celebração;  e ainda outros como uma forma de adoração.  Por exemplo, num extremo, vemos os israelitas dançando ao redor do bezerro de ouro, uma atividade idólatra e abominável (Êxodo 32:19).  A filha de Herodias dançou para o deleite sensual de Herodes e seus convidados (Mat. 14: 6), uma atividade reprovada por Deus.  


No outro extremo, observamos a dança como um sinal de adoração, como quando Maria, irmã de Arão, dançou com uma multidão de mulheres para dar glória a Deus após a passagem do Mar Vermelho (Êxodo 15:20);  quando o pai na história do filho pródigo organizou a festa de retorno de seu filho com canções e danças (Lucas 15: 23-25);  ou quando o salmista e o profeta Jeremias falam de adorar a Deus com dança, pandeiro, harpa, cordas e flauta (Salmos 149: 3; 150: 4; Jeremias 31: 4).

 

O texto de hoje mostra a dança como uma manifestação de alegria interior que transborda em ação física.  Porém, as danças modernas não denotam alegria, mas sensualidade, por isso o seguidor de Cristo deve evitar esse tipo de atividade.


A verdadeira transformação do lamento em alegria ocorre sob a influência do Espírito Santo.  Essa alegria independe das circunstâncias, como observamos nos primeiros cristãos que experimentaram alegria apesar das perseguições brutais que sofreram.  Nós os vemos quando “partiam o pão de casa em casa, e comiam juntos com alegria” (Atos 2:46);  Também observamos os gentios de Antioquia, que se alegraram em meio à discriminação (Atos 13:48) ou o carcereiro de Filipos, que "se alegrou com toda a sua casa por ter crido em Deus" (Atos 16:34)  mesmo quando sua vida estava em risco.

 

O versículo de hoje usa o contraste do choro e da dança e mostra claramente Deus como um agente transformador para obter alegria do meio do pranto.  Sim, Deus pode e quer nos tirar da tristeza, do desânimo e do pesar para que possamos aproveitar a vida e estar preparados para recebê-Lo com alegria.  O Senhor nos abençoará se permitirmos.  Então terminaremos dizendo com o salmista: “Meu coração está tranquilo e confiante, ó Deus! Cantarei louvores a ti”

‭‭(Salmos‬ ‭57:7‬)


Adaptado de: Melgosa, Julián. Buena medicina es el corazón alegre


https://youtu.be/82iEkBjeLvg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTATO

DICAS PARA O DIA AMIGOS DE ESPERANÇA Nº 5